Chat with us, powered by LiveChat

“Fizemos o Novo Testamento em 8 semanas! E a melhor parte foi o fato de termos feito tudo juntos.”

Barb e Glenn Martin passaram a maior parte de suas vidas no campo da educação – Barb como membro do corpo docente da Bethel University, Glenn como professor, treinador e diretor de escola secundária. Ambos amam a Palavra de Deus, participando fielmente de estudos e programas bíblicos em sua igreja em Roseville, MN.

Quando ouviram falar da Bíblia Imersão, Barb disse: “Ela imediatamente capturou nossos corações e nossa atenção, então pensamos: ‘vamos fazer um grupo piloto na igreja. Se conseguirmos o sinal verde da nossa equipe pastoral, achamos que entrar na Palavra de Deus e fazer isso da maneira como a Bíblia Imersão foi organizada seria uma ótima maneira de engajar com a Bíblia com algumas pessoas da igreja e ver onde isso vai dar’”.

Fale sobre sua experiência com as Escrituras antes da Bíblia Imersão.

Glenn: Tenho tentado ser muito diligente na Palavra de várias maneiras. Nos últimos cinco anos, tenho feito o One Year Bible de várias maneiras, mais recentemente de forma cronológica, usando o aplicativo da Bíblia no meu celular. Gostei muito disso e o fiz fielmente por muitos anos. Recebo e-mails que trazem tópicos para estudar na Palavra. Participei de grupos de homens que estiveram na Palavra fazendo estudos de liderança e discipulado. Amo a Palavra de Deus… mas fiquei entusiasmado com a Bíblia Imersão. Acho que ele realmente tem possibilidades para crentes e pessoas que estão buscando.

Barb: Em meu próprio estudo, tenho trabalhado lentamente do início ao fim em um programa de estudos bíblicos. Estudos para mulheres na igreja, estudos de livros, esse tipo de coisa. Quando fomos a Israel em 2014, lemos A Harmonia dos Evangelhos como preparação. Foi divertido e diferente de tudo o que eu já havia feito antes.

Como você descreveria sua experiência pessoal com a Imersão?

Barb: Eu gostei muito. A abordagem e a forma como foi estruturada foram novas. Começamos com Lucas e Atos e depois com as Cartas de Paulo, e a sequência disso foi muito interessante. Gostei muito das anotações no início, que apresentavam uma introdução ao que você iria vivenciar – achei isso muito útil. Gostei do formato sem as quebras de capítulo e versículo e de ler como se fosse um livro! Foi algo novo. Foi interessante.

Também gostei do fato de que tivemos uma variedade de pessoas que se juntaram ao nosso grupo – algumas pessoas com grande conhecimento da Bíblia, outras com muito pouco. Lemos tendo em mente as quatro perguntas e o que gostaríamos de compartilhar com o grupo. Era acessível e não era ameaçador. Tivemos a liberdade de sair por diferentes caminhos, e foi maravilhoso ver o que as pessoas perceberam ao responderem às perguntas. Isso fez com que você dissesse: “Eu nunca tinha entendido dessa forma” ou “Esse é um pensamento interessante”. Foi muito legal ver o Corpo de Cristo em ação no Espírito Santo revelando coisas a todos nós em diferentes lugares.

Glenn: Eu concordo muito com isso. Além disso, para mim, pessoalmente, gostei muito da maneira como isso fez com que você visse o fluxo das Escrituras. O fluxo de Lucas para Atos e para as cartas de Paulo – esse tipo de coisa. A ideia da trilha gentia e da trilha hebraica do Novo Testamento era algo que eu conhecia, mas não tinha lido dessa forma. Isso me ajudou a enxergar a Bíblia de uma nova maneira – pontos que foram conectados de uma forma que eu nunca havia entendido completamente porque, na maior parte do tempo, eu lia a Bíblia cronologicamente todos os dias, mas era de forma fragmentada, em pedaços menores. Ter essa visão mais global, holística, de 10 mil pés foi revigorante e revelou coisas que eu não tinha visto antes.

Como foi a experiência de seu grupo?

Glenn: Como Barb disse, as experiências e as profundidades de fé eram variadas. Portanto, algumas das perguntas que foram feitas foram realmente reveladoras para mim. Um rapaz fez algumas perguntas que, a princípio, pareciam óbvias, mas quando você para para pensar sobre elas, é uma questão muito fundamental. Isso realmente me ajudou a ver o potencial desse tipo de estudo com não-crentes e pessoas que buscam, porque é realmente não ameaçador. Aqui está um livro, quatro perguntas, o que você acha? Você não precisa ser um especialista em Bíblia, um teólogo experiente, não precisa de um diploma, não precisa de uma concordância para ser realmente abençoado por ele.

Barb: Quando apresentamos isso ao grupo – o cronograma de leitura e tudo o mais, havia um elemento de empolgação pelo fato de que em oito semanas poderíamos ler o Novo Testamento. Foi um desafio divertido, e todos disseram: “Uau, as semanas passaram voando” e, no final, foi realmente uma bela comemoração! Fizemos o Novo Testamento em oito semanas! Achei que essa foi uma parte muito divertida, o fato de termos feito isso juntos.

Como será seu futuro com a Bíblia Imersão?

Glenn: Alguns de nós do grupo estão indo para o sul por alguns meses, mas o restante continua com Começos e estamos sendo incentivados a participar das discussões pelo Skype. O grupo definitivamente queria continuar e, na verdade, teve sua primeira reunião ontem à noite.